terça-feira, 15 de abril de 2008

origens sagradas de coisas profundas


Criados pela igreja católica, e propagados lindamente em todas as suas instituições, os sete pecados capitais são a base de orientação de todo bom cristão que espera ir pro céu.
Dentre os sete, todos nós temos os “preferidos”. Hoje eu quase (eu disse quase) fui tomada pelo pecado capital mais presente em mim: a Ira!
Amigos, familiares, vizinhos, pessoas no trânsito caótico do recife... boa parte dessas pessoas têm alguma lembrança minha naqueles momentos de fúria. Segundo relatos é de assustar... e não estou falando isso com aquele sorrisinho no canto da boca não. Luto muito contra esse mau gênio. Aprendi a controlar e guarda no fundo do baú algumas emoções. Tenho muito medo de magoar e machucar pessoas, aí depois águas passadas não movem moinhos.
Hoje uma bobagem, uma linha que saio meio torta do que eu havia planejado, me fez soltar faíscas de fogo. Destratar porteiro, andar acima da velocidade permitida numa via urbana, arranjar briga no trânsito, em casa e com quem mais ousasse atravancar o meu caminho. Depois de um banho demorado, música e boa comida... passou! É um monstro que vive aqui do meu lado, esperando o momento de se libertar e tenho que tratar isso com muito cuidado. Aprender a lidar com o que não pode ser mudado e não querer bater, esmurrar ou atropelar toda e qualquer pessoa que teve a infelicidade de cruzar comigo naquele momento.
Só me resta a ioga, maracugina e os grupos de auto ajuda para praticar as sete virtudes* e quem sabe assim garantir meu terreninho com vista para o mar celestial.

* As virtudes
Castidade (Latim castitate) – se opõe à luxúria
Generosidade (Latim, liberalis) – se opõe à avareza
Temperança (Latim temperantia) - se opõe à gula
Diligência (Latim diligentia) – se opõe à preguiça
Paciência (Latim, patientia) – se opõe à ira
Caridade (Latim, humanitas) – se opõe à inveja
Humildade (Latim, humilitas) – se opõe à vaidade

6 comentários:

Paranóia Ululante disse...

esses spamers...
é cada nome.

"Cagan"

Vivine concordo plenamente que todos tempos um dos 7 pecados preferidos. haha. No meu caso, gosto de fazer até dupla sertaneja de alguns deles..

Venus in Furs disse...

Menine, nem me fale...

Por isso eu sempre digo que não vou pro céu.

Renatinha disse...

Eu já te vi virar Hulk, e - garanto - dá meda! Feito desenho animado, o rosto fica rubro e os olhos negros. Coisa do Cão, rubro-negro, né? aiai...Melhor voltarmos pra Ioga aqui na Rural, porque também me sinto prestes a protagoniar Um Dia de Fúria II. Sim, e já que estamos falando dele, o cabalístico 7, lembremos de As Sete Leis Espirituais do Sucesso (Deepak Chopra), que, não sei bem por que, não lembro agora. Muita hora nessa calma! =*

Anônimo disse...

Tenho quase todos...
ai ai
Tâmara

Anônimo disse...

Quem tiver um dos 7 pecados que atire a primeira pedra... e eu é que não vou atirrar!!! ihihihihihih!
Amiga, mesmo com esse seu temperamento explosivo, vc mora em nosso coração, viu?
Adoro, tu!
bjsssss

Anônimo disse...

PS. Onde se lê "Quem TIVER", leia-se "QUEM NÃO TIVER"... sabe como é né??? erro de digitação! kkkkk